Texto para espera telefônica ou URA

Nesse vídeo eu vou te explicar porque o jeito que a maioria das pessoas escreve o texto para espera telefônica ou URA não é eficiente ou adequado.
Além disso, vou te trazer algumas ideias pra você escrever um texto pra sua espera telefônica ou URA que vai conectar seus clientes à sua empresa.

 

A primeira impressão é a que fica 😉

A espera telefônica ou URA muitas vezes é a primeira impressão que alguém tem da sua empresa (se a ligação for o primeiro contato). A primeira impressão é a que fica, então é importante passar uma boa impressão. E você quer que as pessoas tenham uma boa primeira impressão da sua empresa, né?
Se a espera telefônica for bem feita, pode reforçar para seu cliente que ele precisa contratar seus serviços ou comprar seus produtos. E você quer fechar mais vendas, certo?
Uma boa espera telefônica evita que seu cliente desligue o telefone. Se o seu cliente tiver que esperar pra ser atendido e desligar, a probabilidade é que ele ligue para um concorrente. E você não quer perder vendas, né?

 

Mas o que é uma espera telefônica?

A fim de te ajudar a entender, vou te explicar que, resumidamente, espera telefônica é a mensagem que o cliente fica ouvindo no telefone enquanto espera pra ser atendido quando todas as linhas estão ocupadas.
Geralmente é uma mensagem falada com uma música de fundo.

 

E como sempre foi feito o texto para espera telefônica? (e que não é eficiente)

Veja bem…há muito tempo atrás se usava uma musiquinha (a famosa musiquinha do gás…me dá gastura só de lembrar rsrs).
Depois começou a ter mensagem. E essa mensagem era sempre falando o nome da empresa, a lista de produtos ou serviços que a empresa vende e frases prontas do tipo “temos os melhores produtos, os melhores preços e o melhor atendimento”. Um monte de blá blá blá, essa é que é a verdade.

 

Mas por que isso não é eficiente?

Considerando isso, esse tipo de texto para espera telefônica ou URA não é de interesse do cliente e não ajuda ele a resolver nenhum problema.
Isso quando não tem um monte de palavras que ninguém nem sabe o que significa (ex. nomes de exames de laboratório).

 

Mas como é que pode ser feito para segurar o cliente na linha e ainda aumentar a conexão da mente dele com a sua empresa?

Então agora que vem o pulo do gato e isso é bem simples:
Colocando uma mensagem com um conteúdo que seja interessante para o cliente. 🙂

Mas Flávia, como eu faço isso, mulher???

Calma…
Aliás, vou te ajudar com um exemplo:

Assim…Vamos supor que sua empresa seja uma clínica de especialidades médicas.
No lugar de usar o texto da espera telefônica pra ficar falando quais são as especialidades que atendem na clínica, que tal usar esse tempo e espaço pra avisar seu paciente sobre os documentos que ele precisa levar quando for atendido e quais são os procedimentos que ele deve fazer antes de fazer um exame?
Isso com certeza é muito mais interessante e útil pro seu paciente ouvir, você não acha?

 

Dica extra

Na hora de escrever um texto para espera telefônica a gente tem o hábito de usar palavras mais formais, mas nesse caso, como vai ser transformado em um áudio, use palavras informais, da maneira como as pessoas costumam conversar no dia a dia. Por exemplo: ao invés de escrever “nós resolvemos o seu problema”, prefira “a gente resolve o seu problema”.

É isso aí.
Então agora mãos a obra. Capricha no seu texto da sua espera telefônica, depois faz um orçamento pra gravar ele na minha voz.
Enfim, você pode me mandar uma mensagem clicando aqui.

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Bjos e até a próxima!

 

Flávia Lima – locutora comercial
Especialista em humanizar a comunicação de máquinas