Música para espera telefônica? Tem Certeza?
Antes de mais nada, você sabe por que está procurando uma música para espera telefônica da sua empresa?
Já ouvi dizer que uma música clássica acalma o cliente enquanto ele aguarda para ser atendido. Será?
No post de hoje eu quero compartilhar com você o resultado de uma pesquisa rápida que fiz no meu Instagram sobre esse assunto. O resultado vai fazer você pensar melhor sobre deixar uma musiquinha tocando para seu cliente ouvir enquanto espera atendimento. Pelo menos essa é a intenção.
Sentimento do cliente com música para espera telefônica
Perguntei nos stories do meu Instagram o que as pessoas sentiam quando ligavam pra uma empresa e ouviam a clássica música Pour Elise do Beethoven. Não tive nenhuma resposta positiva, apenas negativas. Seguem algumas abaixo.
- “Lá vem espera”.
- “Sono”.
- “Desespero”.
- “Desespero hahaha. Tomate crú, viu”.
- “Sensação que minha ligação foi pro além”.
- “A gente lembra do caminhão do gás que passava na rua quando era criança”.
- “Óoooo o gaizzzzz”.
Agora eu te pergunto: É esse sentimento que você quer que as pessoas tenham quando ligarem pra sua empresa?
O que você acha que vai acontecer se as pessoas que ligarem pra sua empresa tiverem o mesmo sentimento de quem respondeu minha pesquisa?
Não tenho dúvidas que elas vão desligar o telefone e ligar para seu concorrente. E aí, sim, você vai perder vendas.
E agora, quem poderá nos defender da música para espera telefônica?
Qual é a solução para que o cliente não se irrite já no atendimento telefônico, que muitas vezes é o primeiro contato com a empresa? (Tá ligado, né? A primeira impressão é a que fica).
E se ao invés de tocar uma música (que é chata e gera desespero), você colocasse uma mensagem que ajude seus clientes a resolverem mais rápido os problemas que eles têm? Será que o sentimento deles seria diferente?
Não importa se você já tem ou estava querendo colocar uma musica na sua espera telefônica, a solução pode ser utilizar esse canal de comunicação com os clientes para gerar desejo de comprar seus produtos ou seus serviços.
A espera telefônica não é mais só uma gravação qualquer que você coloca para o cliente ouvir enquanto espera, mas é um canal poderoso de comunicação, onde você consegue falar diretamente com quem já está interessado no que a sua empresa oferece.
Se você usar uma boa estratégia, sua espera telefônica vai deixar de ser uma musiquinha chata para se transformar em um canal de vendas e encantamento dos clientes.
Solução Completa
Sou especialista em humanizar a comunicação de máquinas, porque pessoas querem conversar com pessoas, não com robôs. Só que muitas vezes não é possível atender pessoalmente todas as ligações, por isso eu uso técnicas que aprendi nos cursos que fiz para deixar o áudio da sua URA e espera telefônica o mais natural e humano possível.
E com a experiência que fui adquirindo em fazer esse trabalho, percebi que não dá pra humanizar o atendimento sem pensar também no texto que vai ser utilizado na espera. Foi por isso que fiz uma parceria com o @eugilmarlima, para oferecer também o serviço de criação do texto da mensagem da espera.
Mas esse é assunto para o próximo post do blog.
Se quiser fazer um orçamento comigo, você pode me mandar uma mensagem clicando aqui.
Ah, e se quiser assistir mais vídeos e ficar por dentro de mais conteúdos como esse é só se inscrever no meu canal do youtube, me seguir no instagram e curtir minha página no facebook.
Bjos e até a próxima!