Hoje você vai saber, de vez, o que é PABX, quais as opções disponíveis no mercado e como escolher a melhor opção de PABX em 2022 pra sua empresa.
Você sabia que o PABX é um sistema que centraliza todos os ramais de uma empresa para tornar a comunicação, interna e externa, mais simples e eficiente?
Sabia? Hummmm, não sabia? Então agora você tá sabendo!
Para facilitar sua vida, a tradução da sigla PABX é “troca automática de ramais privados”.
Ou seja, ao invés de gastar uma grana lascada contratando várias linhas telefônicas, como acontecia antigamente, você vai ter apenas uma que será ramificada em várias outras.
Se você ainda não entendeu como isso funciona, fica calmo que eu vou te explicar tim tim por tim tim.
Antes, só quero deixar claro que eu não vendo PABX. A minha especialidade é gravar o áudio da URA que você vai usar no PABX.
Mas este assunto tem muito a ver com o meu trabalho, por isso eu fiz uma pesquisa e trouxe pra você nesse artigo quais são as opções de PABX que existem no mercado em 2022 e quais são as melhores.
Espero que esse conteúdo te ajude a entender as diferenças e descobrir qual é a melhor opção pro seu negócio.
Continua lendo o texto pra entender melhor esta inovação tecnológica que tá revolucionando a área da telecomunicação!
O que é PABX?
Basicamente, o PABX é um aparelho que serve como “casa” da linha telefônica que você contrata de alguma operadora.
Mas, como qualquer empresa precisa de mais de uma linha, pois os funcionários precisam fazer ligações simultâneas, o PABX se divide em diversos ramais.
“Mas Flávia, dá pra ficar ouvindo a conversa alheia pelo ramal?”
Não, Maria Fifi! Não dá pra ficar escutando a conversa do coleguinha!
Além disso, com o uso da tecnologia Voip, a mesma utilizada pelo Whatsapp, é possível ter um PABX sem precisar de um aparelho físico, ou seja, um PABX virtual.
Vem comigo que eu vou te explicar todas as opções disponíveis deste sistema, quais as vantagens para o seu negócio, e qual a melhor opção para a sua empresa!
PABX analógico
O PABX analógico é o “pioneiro” dessa tecnologia. Utilizando um aparelho físico, ele realiza a distribuição das linhas e administra as ligações.
Além disso, ele possui algumas funcionalidades como espera telefônica, redirecionamento e verificação de chamadas, entre outras funções básicas deste sistema.
Mas, apesar de ainda ser adotado por muitas empresas, há algumas desvantagens que você precisa levar em consideração antes de selecionar a melhor opção para o seu negócio.
- Há opções de PABX com tecnologias muito mais avançadas;
- As alternativas mais atuais não necessitam de tanta manutenção;
- O modelo analógico necessita de mais mão de obra para operá-lo;
- Um pequeno problema pode comprometer toda a equipe que utiliza esta ferramenta;
PABX digital
Esta versão trouxe algumas melhorias para o PABX analógico, mas ainda assim não é a mais avançada em termos tecnológicos.
Apesar de aumentar a quantidade de linhas e ramais, o PABX Digital é mais barato e permite a conexão com outros dispositivos.
Fora isso, a qualidade das ligações, que praticamente não apresentam nenhum tipo de interferência, melhora muito a comunicação interna e o atendimento ao público.
Além de tudo isso, esta versão atualizada permite o limite de tempo das chamadas, e sua configuração e manutenção são muito mais simples que o analógico.
PABX IP
Você já ouviu falar da tecnologia Voip? Ou Voz por IP?
Utilizando a internet e uma rede de dados, é possível rotear as chamadas internas e externas. Ou seja, usufruir de ramais virtuais!
Uma excelente opção para aquelas empresas que trabalham com as modalidades: 100% home office ou híbrida!
Além da possibilidade de implementar este sistema totalmente online, também tem como integrar esta tecnologia com a sua central telefônica, mesmo que ela seja uma versão mais antiga.
Fora isso, é possível realizar reuniões utilizando o áudio, e implementar uma unidade de resposta audível (URA) que vai automatizar seu serviço de atendimento ao público.
Quer saber mais sobre os benefícios de implementar uma URA humanizada na sua empresa? Então confira meu artigo “5 dicas para deixar sua URA de Atendimento Telefônico Humanizada”.
Por último e não menos importante, quero te lembrar que além do fato do PABX IP ser muito mais eficiente, o custo-benefício a longo prazo acaba compensando.
PABX Híbrido
Bora utilizar um pouquinho da matemática para entender o que é esta versão! O Híbrido é basicamente o:
PABX Analógico + PABX Digital + PABX IP
Ou seja, além de possuir as mesmas funcionalidades das versões que eu já falei, o Híbrido seleciona a melhor opção, analógica, digital ou IP, dependendo do tipo de demanda.
E você deve estar se perguntando qual a vantagem disso?
A vantagem é a seguinte: um dos critérios utilizados pela central para determinar a melhor rota é o custo. Isso acaba gerando uma economia maior, sem perder a qualidade do serviço.
PABX Virtual
Também chamado de PABX em nuvem, esta versão não requer a instalação de um software, como o IP. Isso porque, tudo é armazenado em uma nuvem. Moderno né?
Isso nem o Jetsons ou os Simpsons conseguiram prever!
Toda essa modernidade só simplifica e reduz os custos deste sistema. Além de conseguir alcançar todo o corpo de funcionários, principalmente de grandes empresas, é possível:
- utilizar a solução de qualquer dispositivo, e de qualquer lugar;
- integrar com sistemas como o Helpdesk;
- elaborar mensagens personalizadas para o correio de voz;
- operar um call center completo com distribuidor automático de chamadas, URA, entre outras funcionalidades;
- gravar ligações, capturar imagens da tela e realizar chamadas de vídeo;
- gerar feedbacks que auxiliem o atendimento do call center;
Enfim…um sistema com múltiplas aplicabilidades que vai melhorar a comunicação da sua empresa em vários âmbitos e, consequentemente, otimizar a rotina organizacional.
Mas, você deve estar se perguntando:
“Flávia, como eu vou escolher a melhor versão para o meu negócio com tantas opções disponíveis? SOCORRO!! HELP!”
Calma, meu filho! Acalma esse seu coraçãozinho que eu vou te dar algumas dicas. Anota aí!
Qual a melhor opção de PABX para a sua empresa em 2022?
Antes de te dar qualquer sugestão, deixa eu te fazer algumas perguntas:
- Sua empresa está tendo falhas devido a problemas de comunicação?
- Seus clientes encontram dificuldades no momento de entrar em contato com sua empresa e resolver problemas de forma rápida?
- Você acha que a produtividade e a dinâmica entre seus funcionários pode melhorar?
Se você ainda não entendeu meu objetivo com esses questionamentos, então preste presta bastante atenção!
Antes de implementar qualquer tipo de ferramenta ou sistema na sua empresa, você precisa entender qual problema você vai estar solucionando!
Qual a sua dor?? O que está te motivando a buscar esta solução?
Se você não saber exatamente a barreira que quer derrubar, mesmo que alguém a derrube, você nunca vai perceber!
Por isso, além de diagnosticar detalhadamente todas as questões que você deseja aprimorar, você também vai precisar analisar alguns pontos como:
- quantidade de operadores;
- principais demandas do seu negócio;
- orçamento disponível, tanto para implementar, como para realizar a manutenção;
- viabilidade de implementação, principalmente se você optar pela versão analógica.
Não se engane pensando que as versões mais modernas são somente para empresas de grandes portes. Pelo contrário!
Adotar um sistema com funcionalidades novas no mercado pode ser o seu grande diferencial, mesmo que você seja uma pequena Startup no mercado. Além disso, o custo inicial pode ser, muitas vezes, menor do que os modelos tradicionais.
Por isso, analise com cuidado antes de tomar uma decisão! É muito claro que todas estas inovações na central telefônica só vão agregar e trazer vantagens para a sua empresa.
Mas, como eu já falei e vou repetir, todo sistema, principalmente os mais robustos e com variadas aplicabilidades, precisam de uma boa gestão para que a solução traga os resultados esperados.
Agora você já sabe escolher um PABX
E aí? Consegui tirar a maioria das suas dúvidas?
Espero que sim! E eu tô aqui para te ajudar!
Como eu escrevi lá no início do artigo, não vendo PABX, mas eu posso te ajudar a transformar seu atendimento telefônico com uma gravação de URA Humanizada.
Quer saber como?
Entre em contato comigo e vamos conversar!