Quando um cliente liga pra uma empresa e os atendentes estão ocupados em outra ligação, esse cliente é direcionado para ouvir a espera telefônica, até que alguém esteja disponível pra atender.
Antigamente, as empresas deixavam o cliente ouvindo uma música na espera telefônica. Até teve um tempo que se acreditava que uma música clássica poderia acalmar o cliente.
Só que o mundo se modernizou e a musiquinha de espera telefônica passou a ser uma coisa chata.
E mais do que isso. A sensação da maior parte das pessoas ao ouvir uma música de espera telefônica é de que o atendimento vai demorar ou até mesmo que ninguém vai atender.
Isso é muito ruim pra empresa, porque fica aquela impressão pro cliente de que está sendo mal atendido.
Mas esqueça a musiquinha chata porque eu vou te dar 3 ideias pra usar na sua espera telefônica que vão deixar seu atendimento telefônico moderno e profissional.
O mais importante sobre espera telefônica
Antes das 3 ideias é importante deixar claro que a comunicação na gravação de URA e espera telefônica tem que ser pensada sempre do ponto de vista da experiência do cliente.
Por isso, trocar a musiquinha chata por alguma informação importante para o cliente é a chave principal.
3 ideias pra substituir a música de espera telefônica
Agora sim, vamos às 3 ideias para substituir a música de espera telefônica e gerar uma melhor experiência de atendimento para seus clientes.
Ideia 1 – Troque a música de espera pelas respostas das principais perguntas
A primeira ideia (e a que eu mais indico) é substituir a música de espera telefônica por uma gravação com as respostas das principais perguntas que os clientes fazem nas ligações.
Se um cliente liga para saber uma dessas respostas, já vai ter a informação durante o período de espera telefônica.
Para o cliente, a sensação vai ser de que foi rápido (e realmente foi), ele vai ficar satisfeito e muitos clientes nem vão aguardar para falar com o atendente, já que encontraram a resposta que procuravam.
Isso também reflete na economia que a empresa acaba gerando por não precisar de tantos atendentes.
Quais são as perguntas mais feitas pelos clientes para os atendentes de ligações? Bora trocar a musiquinha chata de espera telefônica pelas respostas dessas perguntas.
Ideia 2 – Troque a música de espera por informações importantes para seus clientes
A segunda ideia é substituir a música de espera telefônica por uma gravação com informações que o cliente precisa saber sobre os produtos ou serviços da empresa.
Uma clínica de exames, por exemplo, pode usar a espera telefônica para lembrar os clientes sobre os documentos que precisam levar ou os procedimentos que precisam fazer antes dos exames.
Um provedor de internet pode informar os procedimentos indicados em caso de queda no sinal de internet.
Enfim, toda empresa tem informações que podem ser reforçadas para os clientes na gravação de espera telefônica ao invés de deixar o cliente ouvindo uma musiquinha chata.
Ideia 3 – Troque a música de espera por dicas para seus clientes
Por fim, a terceira ideia é substituir a música de espera telefônica por uma mensagem com dicas para que seus clientes aproveitem melhor os seus produtos ou serviços.
Um escritório de advocacia, por exemplo, pode falar sobre alguns direitos que seus clientes não costumam conhecer.
Uma clínica médica pode falar sobre os benefícios dos tratamentos que realiza.
Que informações sobre sua empresa, produtos ou serviços você gostaria que seus clientes soubessem? A espera telefônica é um ótimo canal pra passar essas informações.
E é muito melhor do que deixar seu cliente com raiva ouvindo musiquinha chata, concorda?
Muitas opções para substituir a música de espera telefônica
Existem muitas opções pra substituir a musiquinha chata de espera telefônica.
E quando você pensa um pouquinho do ponto de vista do cliente que está ligando pra empresa e se pergunta como melhorar a experiência desse cliente nas ligações, muitas outras ideias surgem.
Usar música na espera telefônica é coisa do passado.
Troque a musiquinha de espera telefônica por uma mensagem profissional que vai transformar a experiência dos seus clientes.
Espera telefônica com voz profissional
Agora você já tem várias ideias pra substituir a música da sua espera telefônica. E pra fechar com chave de ouro, não esqueça de escolher uma voz agradável e profissional pra fazer as gravações que vão atender seus clientes.
Meu nome é Flávia Lima. Sou especialista em gravação de URA humanizada e espera telefônica de alto padrão.
Me chama aí pra pedir um orçamento.