Algumas pessoas me perguntam por que eu cobro uma taxa pelo direito de uso da minha #voz. Então eu resolvi fazer esse post pra explicar.

Resolvi mudar…..

Em julho de 2018 eu mudei a maneira de precificar o meu trabalho.
Antigamente quando eu fazia um orçamento, eu passava um valor X pela gravação de propaganda e, na maioria dos casos, o cliente usava ela “pro resto da vida”.

Então, com a experiência, e principalmente depois de ter feito um curso com o Clube da Voz (se você não sabe, Clube da Voz é uma associação de locutores comerciais, os locutores que fazem as maiores peças publicitárias do país), depois de ter feito o curso deles, eu passei a ver que não era interessante pro locutor deixar sua voz rolando por tempo indeterminado pra uma marca, e se fosse o caso de isso acontecer, ele tinha que receber por isso.


Quando uma locutora profissional tem sua voz ligada à uma determinada marca, pode perder oportunidades de fazer trabalhos para outras empresas do mesmo nicho. Por isso existe a cobrança do direito de uso da voz.

Se liga nessa!

Então quando você contrata uma locutora profissional, você não tá comprando apenas uma gravação de propaganda, mas está usando a #voz, algo que pertence ao profissional e que é único.

E igual quando uma atriz ou modelo faz uma campanha pra uma marca. Além das agências pagarem pelo comercial, pela sessão de fotos, elas também pagam pelo direito de usar a imagem da modelo por determinado tempo. Isso também garante que a modelo não vá fazer, ao mesmo, tempo trabalhos pra uma marca concorrente.

Então quando eu vou fazer um orçamento de uma gravação de propaganda hoje em dia, o meu orçamento é composto: pelo meu trabalho de gravação, pelo meu trabalho de produção do material (quando o cliente solicita que eu entregue o material pronto), e pelo direito de uso da minha voz.

Se você quiser fazer um orçamento comigo, é só me mandar uma mensagem aqui pelo formulário do site mesmo e a gente conversa 😉

Bjos e até a próxima.

Flávia Lima
Locutora Publicitária
Especialista em conectar marcas e clientes, gerando emoções através da voz