Texto Comercial Para Rádio: Passo A Passo De Como Escrever

Como escrever um bom texto comercial para rádio?

Hoje vou te mostrar o passo a passo para você mesmo escrever um bom texto comercial para rádio.

 

Bastidores da rádio – antes do texto comercial para rádio

Mas antes, deixa eu te contar como são os bastidores da criação dos anúncios na maior parte das emissoras de rádio do país.
As rádios costumam ter um ou mais vendedores de anúncio. Sim, porque são os anúncios que pagam as despesas de manter a emissora funcionando. Então, em muitos casos, o anunciante é “convencido” por esses vendedores a fechar um contrato.
O resultado esperado é que aumente as vendas, mas como não é algo que foi planejado, o anunciante nem sempre tem clareza do que quer anunciar e o que o vendedor ouve é algo do tipo “ah, faz lá um anúncio vocês que têm experiência”.

 

Mas, porém, todavia, entretaaaaanto…..

Aí tem um problema, porque o redator da rádio não conhece os detalhes da empresa que vai anunciar, mas como quem está pagando também não sabe dizer, o rádio fica cheio de texto comercial para rádio com frases padronizadas, como “o melhor atendimento e as melhores promoções, você encontra…”. Duvido que você já não tenha ouvido um comercial desse tipo…rsrs
Se você é da equipe da rádio, me deixa um comentário dizendo se na sua emissora acontece isso e se você é anunciante, comenta dizendo se já pagou por um anúncio assim.

 

Qual é a minha sugestão?

Simples! Que tal você procurar entender cada vez mais sobre propaganda e sobre texto comercial para rádio, para auxiliar o pessoal da rádio a fazer uma divulgação que realmente vai te trazer resultados se você for um anunciante, ou para orientar os anunciantes, se você for da equipe da rádio?

 

Mas bora para o passo a passo do texto comercial para rádio

Existem 3 passos para se escrever um texto comercial para rádio. São eles: início, meio e fim.
Isso é muito parecido com o que você aprendeu nas aulas de redação da escola. Bom, eu acho que você aprendeu algo nas aulas de redação da escola, né? kkkkkkkk

 

Início

A sugestão é começar o texto comercial para rádio com uma pergunta que fale sobre um problema ou um desejo do público alvo. Exemplo: “A carne está muito cara para fazer o churrasco do fim de semana?” ou “Você gostaria de viajar mais?”.

 

Meio

O meio do texto comercial para rádio vai responder como solucionar o problema ou realizar o desejo expresso na pergunta do início, mostrando que existe uma oportunidade.
Exemplo: “O açougue X negociou com seus fornecedores e conseguiu um desconto incrível nos principais cortes de carne pra churrasco” ou “A agência de viagens Y lançou uma promoção especial pra te ajudar a conhecer lugares incríveis”.

 

Mas atenção!

Para que o anúncio fique mais atrativo, é indicado ser mais específico sobre a solução. Então, se você vai anunciar que tem uma promoção, é interessante dizer qual é a promoção. Não adianta nada apenas dizer: PROMOÇÃO, PROMOÇÃO, PROMOÇÃO!!!

 

Fim

Por fim, um bom texto comercial para rádio termina com uma chamada para a ação, ou seja, diz o que o ouvinte deve fazer para aproveitar a oportunidade anunciada. Exemplo: “Ligue agora para o número 000-000 ou vá até a loja”.

Vai por mim: essa sequência para criar seu texto comercial para rádio é bem básica, mas sempre funciona.

 

Agora a minha chamada para Ação 🙂

Depois que fizer seu texto no capricho, você pode fazer um orçamento pra gravar ele na minha voz. Você pode me mandar uma mensagem clicando aqui.

Ah, se você quiser assistir mais vídeos e ficar por dentro de mais conteúdos como esse é só se inscrever no meu canal do youtube, me seguir no instagram e curtir minha página no facebook.

Bjos e até a próxima!

 

Flávia Lima – locutora comercial
Conectando marcas e clientes, gerando emoções através da voz!